DETRAN LANÇA IV CONCURSO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA ACADEMIA DA POLÍCIA INTEGRADA


Cerca de 150 alunos estiveram presentes no lançamento do IV Concurso de Educação para o Trânsito realizado pelo Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), que aconteceu na Academia de Polícia Integrada, na manhã desta sexta feira (17). Fizeram parte da mesa de autoridades, o diretor presidente do Detran, Titonho Beserra, o diretor da Academia de Polícia Integrada, Coronel Cláudio  Amaral, o diretor financeiro do Detran, Cassiano Glauco e a diretora de Segurança no Trânsito do Detran, Angelice Janesko.

Na abertura do evento, o diretor presidente do Detran, Titonho Beserra ressaltou a importância da educação no trânsito começar  desde cedo. “As crianças podem ser multiplicadoras de informações importantes dentro de casa com os pais e amigos. Trabalhei durante 30 anos como professor e acredito muito na educação, afinal, é importante educar agora pra não ter que punir os condutores no futuro, e ações como estas podem ajudar a diminuir estatísticas e evitar acidentes no trânsito”, afirmou Titonho.

Durante o evento teve a participação do coral Cidadão do Futuro que encantou os presentes com a apresentação da paródia “ Vidrados no Celular”, inspirada na música “Que nem Jiló”, do cantor Luís Gonzaga. A paródia retrata a importância dos usuários obedecerem às leis de trânsito para evitar multas e acidentes, principalmente com o uso do celular enquanto está dirigindo, que é uma prática muito comum atualmente.

O concurso terá uma premiação em dinheiro que varia de 900 a 3500 reais, prevista para ser entregue em novembro. Ela está dividida em 8 categorias, desde alunos da pré- escola até o ensino médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos). Há também uma categoria especial, voltada para pessoas com deficiência e para os educadores que desenvolveram projetos sobre o tema em 2017 ou até o primeiro semestre de 2018.

O diretor presidente do Detran ainda destacou que esse concurso envolve todas as escolas do estado. “Vai ser uma mobilização geral. O concurso abrange alunos da pré-escola ao EJA. Passa por todas as séries, do ensino fundamental ao médio. Desde o ano passado, os alunos com deficiência também podem participar, afinal, é importante trabalhar a inclusão social. E os professores, além de orientar alunos vão concorrer numa categoria específica, e isto é um estímulo e reconhecimento ao trabalho deles” concluiu Titonho.

A diretora de Segurança no Trânsito do Detran, Angelice Janesko fala como é gratificante fazer este trabalho com a comunidade escolar e as famílias.“ Desde 2015 o Detran desenvolve este trabalho que envolve a segurança no trânsito. Com o concurso, participam todos as pessoas que fazem parte do trânsito e isto não abrange só os motoristas, envolve também os pedestres, motociclistas, passageiros, ciclistas, quem utiliza transporte público. Enfim, com esse aprendizado, eles já vão ter uma boa base para colocar em prática quando se tornarem condutores”, finalizou Janesko.

As inscrições do concurso vão até o dia 6 de setembro. Quem tiver dúvidas pode consultar o regulamento no site www.detran.rr.gov.br.

VOLTAR